23 de fevereiro de 2013

Em assembleia, ACS e ACE apontam as deliberações da categoria para 2013

Em Assembleia realizada na tarde de ontem (22), as ACS e ACE apontaram quais as reivindicações e deliberações da categoria para o ano de 2013.

A principal delas é o pagamento do PMAQ, programa do Governo Federal voltado para as Equipes de Atenção Básica (EAB) da saúde através da Estratégia Saúde da Família (ESF), programa do qual o município é participante desde de novembro de 2011.

O SISMMAN cobrará da administração explicações sobre como os recursos que vieram do governo federal de dezembro de 2011 até dezembro de 2012 foram utilizados e negociará o pagamento dos valores retroativos para a EAB assim como ocorreu em Maringá e outras cidades da região.

Em conversa com a Diretora de Saúde do município, Márcia Serafim, a mesma informou ao SISMMAN que encaminhará ao Conselho de Saúde do Município proposta de distribuir 50% dos valores do PMAQ a partir deste ano para o pagamento do incentivo aos servidores do Programa Saúde da Família. A categoria está unida e não medirá esforços para que o pagamento desse incentivo seja realizado pela administração.

Outras reivindicações

Outra reivindicação foi a entrega de EPI's e materiais de trabalho do dia a dia, segundo as Agentes, os materiais que elas utilizam em seus trabalhos, como caneta, caderno, prancheta entre outros elas tem que comprar com recursos próprios.

Fora isso, o perigo que muitas encontram ao ter que fazer vistorias nas unidades fabris da Cocari por exemplo, segundo informações, as Agentes vão para essas vistorias A PÉ, NO MEIO DA RODOVIA CORRENDO RISCOS DE SEREM ATROPELADAS.

A falta de segurança não é o menor problema, mas sim a falta de amparo, segundo uma Agente, ano passado, uma companheira de trabalho sofreu um acidente em unidade fabril de uma empresa da cidade e não teve o amparo de seus superiores, se não fossem as pessoas da empresa, a mesma teria que vir a pé até o pronto socorro para receber a atenção necessária.

O SISMMAN está empenhado, juntamente com a categoria para traçar estratégias para resolver os problemas das ACS e ACE e solicitará à administração ao secretário de saúde e ao supervisor geral dessas equipes uma reunião para repassar essas demandas e estudar formas de resolver essas questões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário