1 de maio de 2013

1º de Maio. Sem muito a comemorar, mas com muito a conquistar.


Hoje, dia primeiro de maio, dia do trabalhador. Em vários lugares do país, ao redor do mundo várias manifestações acontecem, seja para garantir direitos, melhorar salários, melhorar as condições de saúde e segurança do trabalhador, contra o assédio moral, enfim, TRABALHADORES UNIDOS EM PROL DE UM OBJETIVO – SEREM VALORIZADOS.

Nós, servidores municipais temos muito a repensar e muito a fazer ainda no que se refere à conquista de direitos, ainda não conseguimos a ratificação da 151 (Convenção da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que regulamenta o direito à negociação coletiva dos servidores públicos), ainda sofremos com a defasagem de nossos salários, TEMOS MUITO A CONQUISTAR.

Trazendo para o nosso contexto atual, estamos muito, muito longe de termos nossos direitos garantidos. Questões que não são de hoje, vêm de anos, diria décadas, mas estamos no agora, e quem está gerindo o município sabia das dificuldades que iriam encontrar, e nós servidores municipais temos que nos mobilizar pra garantir nossos direitos e avanços.

Direito como a implantação da CIPA, por exemplo, que até agora NÃO SAIU DO PAPEL, EM GESTÃO NENHUMA, além de estar contra o que o Ministério do Trabalho determina (Norma Regulamentadora nº 5 do MTE), a prefeitura precariza a qualidade do trabalho de muitos servidores que não tem um mínimo de condições de segurança para o trabalho. Sem falar no que se refere à saúde do trabalhador e quem é servidor municipal sabe do que estamos falando.

Vejamos a situação do Plano de Cargos Carreira e Remuneração (PCCR) dos Servidores Municipais. Primeiro fomos enganados por uma gestão que iludiu os servidores até o ultimo prazo legal para implantar nosso PCCR ano passado e depois deu um golpe nos trabalhadores não encaminhando nem para a Câmara Municipal o projeto de lei. Agora por uma gestão que nomeia uma Comissão para tratar sobre o assunto e escolhe pessoas que ocupam a função de cargo de comissão (CC) para discutir e elaborar o PCCR, algo tão importante para a vida funcional e salarial dos servidores. Qual a lógica de CC’s “lutarem” por um PCCR justo para os servidores de carreira? É a mesma coisa de querer montar um time de futebol com jogadores de basquete, não tem lógica não é mesmo?

Podemos ainda trazer a tona nossos salários absolutamente defasados com relação ao mercado de trabalho, é só comparar a média salarial aqui dos servidores da prefeitura, com as médias das vagas existentes na Agência do Trabalhador.

Portanto neste dia 01 de maio, temos pouco a comemorar e muito a repensar, precisamos mudar nossas atitudes, e nos unir para que possamos alcançar nossos direitos e a valorização que merecemos.

Que a partir desse 01 de maio nós servidores municipais possamos ter organização e mobilização para alcançar nossos objetivos. Viva o Primeiro de Maio! Feliz (????) dia do Trabalhador.

Allysson Nathan
Presidente SISMMAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário