15 de maio de 2013

Feliz dia do Assistente Social


Por
Neide M. J. Marques Ferreira
Assistente Social
Mandaguari/PR

Hoje é dia 15 de maio de 2013 “Dia do Assistente Social”: um dia que podemos e devemos parar para refletir.

Quem somos nós? 

Somos pessoas, acima de tudo. Somos a maioria mulheres e capazes de atender pessoas, ouvir, acolher, de se encantar com as histórias de vida, sorrir e também de se emocionar. 

Muitas vezes nos sentimos incapazes de fazer qualquer coisa para tirar uma pessoa, uma família, uma criança ou um idoso de uma situação vulnerável, porém, somos capacitados para buscar, seja onde for, forças para que esses indivíduos consigam ultrapassar essa grande e difícil barreira. 

Somos capazes de arrancar forças de onde não existe para acreditar que o melhor ainda está por vir. 

Somos profissionais capacitados de uma gama de vontade de fazer acontecer. Somos acolhedores de gente e de uma sabedoria que impede que pessoas desorientadas e sem conhecimento da área possa nos vencer, convencer ou nos derrotar. Muitas vezes somos confundidos com pessoas que querem salvar o mundo, mas na verdade, somos apenas gente querendo ajudar gente. 

O Serviço Social ainda é uma profissão pouco conhecida pelos intelectuais, pouco valorizada pelos políticos em geral, mas tivemos alguns avanços nos últimos tempos.

Conseguimos implantar os CRAS, CREAS, CAPS, NASF, PAIF, entre outros.

Avançamos com o CRESS, NUCRESS e estamos atuando nos Conselhos e participando das Conferências Municipais, Regionais, Estaduais e Nacional. Estamos atuando também nas ONG,s, Hospitais, empresas privadas e públicas e em algumas nas instituições de ensino. 

Somos capacitados para ouvir, falar, intervir, criar, implementar, supervisionar, avaliar e capacitar. 

Somos capacitados para lutar pelos direitos dos outros e pelos nossos direitos também.

Conseguimos reduzir nossa carga horária para 30 horas semanais, mas ainda precisamos avançar muito mais, pois nem todos estão inseridos neste avanço; não temos um sindicato da categoria e nem um piso salarial dos assistentes sociais. Ainda estamos lutando para melhorar nossa atuação e nossos salários, nossos espaços de trabalho para nossa valorização profissional. Estamos prontos para ouvir, atender, solicitar, apoiar e participar. 

O assistente social tem uma gama de querer estar sempre atualizado, querer estar sempre competindo e para isso deve estar sempre se capacitando, pois na área existem muitos profissionais gabaritados e renomados, portanto, é necessária a capacitação permanente e sistemática para atualização da teoria e da prática para que o profissional esteja sempre pronto para competir nos melhores concursos e nas melhores oportunidades de trabalho. 

Parabéns a todos(as) assistentes sociais!! Que Deus continue nos abençoando sempre dando nos discernimento para nossa atuação pessoal e profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário